domingo, 31 de março de 2013

ALELUIA ALELUIA 

Cristo Ressuscitou Venceu a Morte


 No do primeiro dia da semana,Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus,bem de madrugada,quando ainda estava escuro.Ela viu viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo.Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo que Jesus amava. E disse para eles :
Levam o Senhor e não sabemos onde o colocaram.
Então Pedro e o outro discípulo saíram e foram ao túmulo. Os dois corriam Juntos. Mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao túmulo.Inclinando-se,viu os panos de linho no chão,mas não entrou. Então Pedro,que vinha correndo atrás,chegou também e entrou no túmulo. Viu os panos de linho estendidos no chão e o sudário que tinha sido usado para cobrir a cabeça de Jesus.Mas o sudário não estava com os panos de linho no chão; estava enrolado num lugar á parte.Então o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo, entrou também.Ele viu e acreditou. De fato, eles ainda não tinha compreendido a Escritura que diz : Ele deve ressuscitar dos mortos. 
(Domingo da Ressurreição)

Aleluia O Cristo Ressuscitou Aleluia !
Depois de quarenta dias, de preparação para a Páscoa do Senhor aqui estamos, vivendo o momento forte de nossa igreja e de nossa vida. Nossa fé na Ressurreição de Jesus,nos deixa Feliz e cheio de esperança, porque a vida venceu a morte. Com isso festejamos, porque temos a certeza que a dor não dura pra sempre,  é passageira.Ai nos vem uma pergunta; Porque Ninguém viu a Ressurreição ?
Porque Deus age no silêncio e no segredo, na intimidade de cada um.Para nós cristãos, se morrermos com Ele, ressuscitamos com Ele. 
Quando vejo um sacrário, e lá dentro, está Jesus, o mesmo que se imolou, lá encontra-se aquele que Viveu,Morreu e Ressuscitou por mim e por Você. Veja o Sepulcro está vazio, se alegre e carregue sua cruz com amor e força, porque ele também te convida a viver essa experiencia da Ressurreição de Amor e Paz.
Feliz Páscoa a todos ! 
Sinceros Fotos da Paroquia Santo Antônio de Pádua- Bonito de Santa Fé-PB

Fonte: Site unisinos(evangelho)



sábado, 30 de março de 2013

Via Sacra Solidária

Bonito de Santa Fé, Sexta-feira Santa.


1ª Estação 
Jesus é Condenado à Morte

Tal como Jesus, nossa juventude também vem sendo condenada à morte, ao extermínio nas mais diversas situações do Cotidiano.Nossos jovens sofrem condenação à morte quando são excluídos da sociedade,relegados ao esquecimento,seja por parte das políticas públicas,seja pela própria sociedade que os marginaliza.Milhões de jovens são levados à morte no tribunal da violência estrutural,quando,por falta de oportunidade ou exclusão,tem suas vidas e sonhos destruídos.

          2ª Estação
              Jesus Carrega a Cruz


São muitas as cruzes que nossos Jovens experimentam para encontrar a vida que tanto almejam : a vida feliz.No desejo pela felicidade,acabam se enveredando por caminhos que se transformam em pesadas cruzes,como os vícios, a prostituição,pornografia, violência.
Isso, num primeiro momento, até pode proporcionar certo tipo de  prazer,mas não a verdadeira felicidade.Com o tempo, transforma-se em cruz; cruz não de salvação, mas em verdadeiros instrumentos de morte para si e para os outros.

3ª Estação
   Jesus Cai pela Primeira Vez                                                                                                                          

  Jesus Caiu por terra.Eis que uma Juventude angustiada caminha em direção ao Calvário.Nossos Jovens caem postados diante das drogas, do erotismo,pornografia  e promiscuidade.Ao se envolverem com tais situações,sempre acabam saindo chagados,degradam a imagem de verdadeiros filhos de Deus


4ª Estação
Jesus se encontra com sua Mãe


                O Documento de Aparecida nos alerta sobre as profundas mudanças que nossa sociedade vem passando e o seu nível mais profundo é a mudança cultural : nossos jovens acabam sendo afetados por essas mudanças; ficam, muitas vezes, desnorteados,sem saberem qual rumo seguir. O que Fazer? As antigas respostas parecem não responder as novas questões. Tudo parece sem sentido, sem esperança, e mais, a ética aparece comprometida, relativizam -se os valores essenciais da Vida.

5ª Estação 
Simão, O Cirineu, ajuda Jesus a carregar a cruz

  

Há momentos na vida em que a Cruz se torna pesada, quase insuportável,mas, ao longo do caminho, Deus sempre coloca "Cirineus" para nos ajudar.Nossa Juventude também faz a experiência amarga do peso da cruz ao longo da caminhada, sequelas da pobreza, educação de baixa qualidade, que os deixa abaixo dos níveis de competitividade do mercado; outros sequer tem oportunidade de estudar ou trabalhar; outros abandonam seus países por não encontrar futuro neles.Além disso,cresce o numero de suicídios entre Jovens.
...Amar implica compromete-se com o outro, ajudar a levar a cruz.

6ª Estação 
Verônica enxuga o rosto de Jesus


 

Conforme a tradição da Igreja, a Verônica é reconhecida como a mulher que enxuga o rosto de Cristo. Pode-se dizer que os nossos jovens não só enxugam o rosto de Cristo, mas ajudam a manifestar o rosto de Jesus ao mundo. Por isso, a igreja não cansa de dizer que os jovens são importantes e que conta com eles para tarefa de anunciar a Boa Nova ao mundo. Uma igreja sem jovens é uma Igreja desfigurada.

7ª Estação
Jesus Cai pela Segunda Vez


Jesus Cai pela segunda vez, a subida ao Calvário vai se tornando cada vez mais insuportável. As forças vão se esvaindo. Sobre a cruz pesa os pecados de toda humanidade. Jesus não suporta e cai pela segunda vez. Jesus cai por terra para levantar o ser humano decaído pelo pecado e pelo mal.

8 ª Estação
Jesus Consola as Mulheres 


Irmãos e Irmãs, quantas mães choram hoje ao verem seus filhos sem esperança. Mães que sofrem diariamente ao buscarem os filhos bêbados pelas sarjetas, que se desesperam pelos filhos compadece dessas mães, se compadece de quem quer que seja que sofre sobre a terra, mas Ele Também nos mostra que quando escolhemos o mal, provamos a morte e a dor.

9ª Estação
Jesus Cai pela Terceira Vez


Quem nesta vida está livre de quedas e fracassos ? Quando não sabemos lidar com as derrotas da vida, sentimo-nos vítimas de Deus e do mundo. Jesus ensina a nós e a cada jovem, que só o sofrimento por causa da Justiça e do bem é libertador. Ele suscita vida onde a morte impera.

10ª Estação
Jesus é Despido de Suas Vestes

Jesus continua despojado e humilhado em cada jovem que não possui as condições dignas de vida. O Jovem oprimido pela pobreza,pela falta de oportunidade, de estudos  e de trabalho é um grito levantado ao céu, que não passa despercebido diante de Deus, tal como o sangue de Abel, o Justo.

11ª Estação
Jesus é Pregado na Cruz

 

  

Samos formados na mística da cruz ... não vemos em Jesus alguém que nos dá apartamento, casas, emprego   ou carro. Ele nos dá dignidade para administrar a nossa vida, sejamos ricos ou pobres. Jesus nunca prometeu livrar alguém da dor e da cruz. Ele mesmo pediu e o Cálice não lhe foi tirado. Mas disse que devemos tomar nossa cruz e fazer como Ele.

12ª Estação 
Jesus Morre na Cruz


A Igreja, nossa Mãe, no Sagrado Tríduo Pascal, mostra-nos, de modo solene, Cristo crucificado, para reconhecermos nele o Autor da vida, que " por sua morte destruiu a nossa morte". Cada um de nós, olhando para este cristo crucificado por amor a nós, compadeçamos-nos também das inúmeras vezes em que a vida de nossos jovens é Ceifada antes do tempo, seja por força de terceiros ou muitas vezes por suas próprias escolhas.

13 ª Estação
Jesus é Descido da Cruz


A dor de Maria nesse momento, ao receber o filho morto nos braços, é como a dor de tantas mães, que veem seus filhos despedaçados pela violência, pelo narcotráfico, pelos sistemas opressores deste mundo. A mãe tem o coração "transpassado pela mesma espada" que atravessa o seu filho.

14ª Estação
Jesus é Sepultado 
Quando nossa sociedade exclui os jovens, limita suas condições de desenvolvimento integral, sepulta-os,marginaliza-os. É dever de cada um de nós conjuntamente com o Estado suscitar espaços e oportunidades para que cada jovem possa exercer seu protagonismo de pessoa humana e cidadão.
Deus convida a sermos solidários com os jovens, seguindo o exemplo de jesus, estendamos nossas mãos a eles, incentivemos seus propósitos éticos, seus sonhos e ideais de justiça e fraternidade.

15 ª Estação
JESUS RESSUSCITOU


A ressurreição de Jesus é a certeza que o amor de Deus " é mais forte do que a morte ". De fato, exclama o Apóstolo, " onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus''(Rm,5,20).
Não existe miséria infinita, por maior que seja, que possa sempre ser recoberta por uma Misericórdia Infinita.
O Jovem que descobrem essa Misericórdia tê as suas vidas restauradas. Compreendem que não podem se contentar com um amor que é menor do que o de Deus. O encontro com Aquele que foi Crucificado e ressuscitou faz do jovem uma pessoa nova,capaz agora de enxergar o mundo e as pessoas através dos olhos do próprio Deus.




Texto : Via Sacra Jovem, Livro da Campanha da Fraternidade 2013.
Encenação : Comunidade Resc.
Leitura : Pastoral da Juventude.

Cobertura: Pascom 




Missa do Lava Pés e Instituição do Santíssimo Sacramento

Veja as Fotos no link abaixo :

FACEBOOK

" É preciso se fazer servo ..." 

Com essas palavras o Senhor nos ensina um dos maiores dons a  Humildade, a humildade de ser servo e de servir, de jamais querer ser maior que ninguém, porque Ele nos ensinou isso. Nos ensina a servir com amor e alegria.Jesus foi um servidor, porém com condição de Rei, Ele se fez servo.

Disse um ditado popular, que "Quem não vive para servir, Não serve para viver". Pode ser verdade, mas, muito além se aplica a nós, que muitas vezes procuramos empregados para nos servir enquanto muitos precisam de servidão, não por honra ou Poder, mas por necessidade de alma, cá está nossa vocação Servir a Deus e ao próximo. Somos chamados a servir na messe. Se quisermos ser grandes em Corpo e Alma devemos curva-se aos pés e servir.
Essa foi a Maior mensagem que Deus nos deixou nessa quinta-feira Santa, Humildade e Serviço.


Transladação da Cruz'

Momento de Reflexão  na Comunidade Jardim das Neves nesta  manhã de Sexta-Feira Santa'.

Há Comunidade Jardim das Neves, amanheceu no profundo momento de Oração e reflexão sobre a Cruz.
Quando a Comunidade católica se reuniu para Transladar a Cruz para o local da Capela da Comunidade, onde todo o povo se concentrou enfrente ao antigo cruzeiro.
E em especial a PJ (Pastoral da Juventude) que durante toda a quaresma, esteve comprometida nas atividades litúrgicas da Igreja Local, que tem a frente o coordenador Márcio.
Pode-se falar que a Igreja se renova, vendo os jovens, que antes estavam jogados na "praça" sem fazer nada, e o Senhor chama-os para trabalharem, e eles com toda segurança e confiança no Senhor Respondem : "Eis-me Aqui "; foi com esse espirito de muito trabalho e  de dever cumprido que na manhã desta sexta-feira Santa, Transladaram a Cruz de Madeira, para a nova Capela, um local simples, mas de, uma profunda riqueza.                                                                                                
Antigo Cruzeiro
                               
Pastoral da Juventude (PJ


Veja Mais Fotos :



quinta-feira, 28 de março de 2013

JESUS- O SEMEADOR DE CORAÇÕES.

(Quando os Desertos se Transformam em Jardins)

Certo dia,Jesus subiu no alto de uma montanha com seus doze discípulos. Era a hora mágica do crepúsculo !
Lá de Cima, Ele apontou para a extensa planície à sua frente e disse : "O Coração do homem é semelhante a esse deserto.Mas eu semearei novas sementes nesse campo.Com a inspiração do Pai Celestial, a sabedoria tornará essas terras da alma férteis."
Prestem atenção nessas palavras : Eu transformarei esse deserto em Jardim !
Com o tempo. o coração do homem focará cheio de flores espirituais desabrochando ."
Com os olhos cheios daquele brilho de Amor incondicional,que os homens ainda não compreendem,Ele arrematou: "Que essas palavras fiquem gravadas no éter planetário, na aura do orbe,para ecoarem por entre os corações sensíveis à paz e á luz."
Quando eu voltar para a casa do Pai, lembrarem-se  disso : eu transformarei o deserto dos homens em maravilhoso jardim de consciência.
Levem essas palavras em seus corações, em espírito e verdade." E Ali, no alto da montanha, Jesus mais uma vez abençoou os seus discípulos. Então, eles desceram e O deixaram quieto,orando.Acima dele,sem ninguém visse, estava uma imensa coluna de fogo.Parecia que ela descia do céu em sua cabeça,mas era o contrário: ela subia de sua cabeça até o céu profundo, abençoando as estrelas !

domingo, 24 de março de 2013

Domingo de Ramos

(Encerramento da Campanha da Fraternidade)



   A Semana só é Santa, para quem quer, que ela seja Santa,que Padre Geraldo, nos convidou a refletir,na humildade de sermos servos e deixar que o Espirito Santo nos Guiei. 
O Povo católico de Bonito de Santa Fé, lotou a sua matriz para festejar Domingo de Ramos,com uma belíssima liturgia, e uma profunda oração de agradecimento a chuva que durante boa parte da celebração cobriu  Bonito, renovando em nós a esperança de um sertão melhor.
Sobre calorosos aplausos agradecemos a Deus pela dádiva da vida.
   Solenemente o Domingo de Ramos abre o tempo santo da Igreja Católica, que segundo a tradição relembra os últimos passos de Cristo,Paixão, morte e Ressurreição.
Para Muitos, é tempo de Confissão,penitência, arrependimento, Jejum e caridade. É Isso, e muito mais, essa semana é diferente de todas do ano, não somente pelo que ela representa, mas porque é dedicada a uma conversão verdadeira de amor e esperança,então, possamos fazer deste tempo favorável, uma profunda transformação na nossa vida. Ousamos chegar mais perto daquele que se fez amor para nos Amar numa cruz e peçamos com Toda Fé de um Povo Sertanejo, para  encontrarmos com Ele no Céu,e forças para carregar nossas cruzes diárias.
O Nosso Papa Francisco bem nos sobre esse tempo de Graça, ele disse :

"Espero que todos nós,nesses dias de Graça,tenhamos a Coragem de Caminhar na presença do Senhor,com a Cruz do Senhor. De edificar a Igreja com o sangue do Senhor. Espero que o Espirito Santo e a Virgem nos ajudem a viver isso : Caminhar, Edificar e Confessar ao Jesus Cristo Crucificado "
(Papa Francisco).

Que Meditemos nessa Palavra de Hoje, para Vivermos de Verdade uma Semana Santa !




PASCOM,( Pastoral da Comunicação )

sexta-feira, 22 de março de 2013

Programação da Semana Santa

Bonito de Santa Fé.

Domingo de Ramos (24 /03/2013):
Procissão de Ramos - Saída da Escola M.Morais-7:30 da manhã.

(28/03/2013)Quinta-feira Santa-
Missa 19 horas da noite.
Depois Adoração ao Santíssimo- 21 horas ás 0:00 horas.

(29/03/2013)-Sexta-feira Santa-
08:00 da Manhã -Via Sacra Jovem Solidária- Saída Jardim das Neves.

A Tarde Adoração a Santíssima Cruz. 15 horas.Paixão e Morte de Cristo,
Logo Após a celebração Procissão de Nosso Senhor Morto
pelas ruas.

(30/03/2013)- Sábado de Aleluia- 21:00 horas 

(31/03/2013) Domingo da Ressurreição- 19 horas.
Todas as Pastorais.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Semana Santa.


A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo.Elas se inicia no Domingo de Ramos,que relembra a entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a Ressurreição de Jesus,que ocorre no Domingo de Páscoa.
Mas, devemos neste momento, de tão profunda sabedoria, e silêncio entrar num intimo com Aquele que tanto nos amou,e nos ama. E por isso, nesta semana em especial temos que voltar-se mais, para Deus.
Embora muitos esquecem, o verdadeiro significado,dessa semana.
Que Façamos essa experiência de amor e silêncio de coração,para aprendermos que com Ele, podemos ser melhores, e não olharmos para nós mesmos e assim vê o outro o Cristo que a cada dia, sofre e é crucificado.Esse é o verdadeiro significado, dessa semana, Amor ao Próximo, e sair de si mesmo e ir ao Outro;Já dizia Madre Tereza Devemos ir ao encontro do Outro, porque ele pode ter fome de pão ou de Amizade.
Boa Semana Santa e Fiquem Com Deus'

segunda-feira, 18 de março de 2013

Quando se Aprende a Perdoar, encontra um caminho maior do que aquele, de onde viemos.Talvez se você levar um tapa no rosto,as marcas e dor, não vão lhe deixar esquecer, porém, se você revidar só vai provar que você é pior do que aquele a quem lhe atingiu.Veja Não tô dizendo que você deve aceitar tudo que lhe fazerem,Mas, se toda vez que alguém lhe magoar e você for descontar, isso nunca acabará.
Olho por olho e todo mundo acabará cego !
Dai se deve existir a prática do perdão,perdoar o outro é uma pratica difícil,mas, muito mais difícil é encontrar perdão.Porque parece que o perdão intimo é muito mais complicado de ser dado ou recebido do que o do outro.
Isso é a grande graça de Cristo tinha, de tão especial, ele perdoava e da mesma forma a pessoa encontrava o perdão dentro de si.
Veja não é fácil perdoar, e pior ainda perdoa-se, mas, é um meio de crescer.
Fica para hoje esse exercício,PERDÃO,
Perdoar a si mesmo e ao próximo.
Amém'
  

quinta-feira, 14 de março de 2013

Segue as inscrições para a  Primeira Eucaristia, nesta sexta-feira
Tem uma equipe de Catequistas que estão de plantão manhã e Tarde na igreja !

Mutirão de  Confissões'

A Igreja local de Bonito, se prepara para o mutirão de confissões que ocorrerá hoje a tarde a partir das 2:00.
Venha Participar desse momento tão especial para nós católicos,que é momento de preparação para a Páscoa do Senhor.
Mas porque confessar ?
A Igreja recebeu o poder de perdoar os pecados no dia da Ressurreição do Senhor. Para fazer uma boa confissão, é necessário fazer um minucioso exame de consciência, e assim confessar de coração contrito. 



quarta-feira, 13 de março de 2013

                                    HABEMUS PAPAM !  


O Conclave elegeu nesta quarta -feira (13) de Março de 2013 o Cardeal Jorge Mario Bergoglio, argentino, como novo Papa, sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana
O nome do escolhido pelo 115 cardeias foi anunciado pelo mais velho dos cardeais-diáconos, o francês Jean-Louis Tauran , o novo se chamara Papa Francisco I. 
No primeiro momento se mostrou humilde diante da escolha, e de uma profunda Carisma.
Antes da famosa Benção "Urbi et Orbi " pediu que todos rezassem por ele e por Bento XVI (Papa Emérito) e em seguida deu-nos a benção.


segunda-feira, 11 de março de 2013

São José Patrono da Igreja'



São Mateus afirma em seu Evangelho que São José “era um varão justo”. Isto, na linguagem bíblica, significa um varão adornado de todas as virtudes. Por outro lado, tanto São Mateus quanto São Lucas afirmam que São José é descendente do rei David, o que revela sua dignidade mesmo do ponto de vista natural.
São José exerceu o ofício de pai dentro da Sagrada Família. A ele coube dar nome ao seu filho legal, como lhe foi dito pelo anjo. A ele coube também zelar pela segurança de Jesus-Menino e de sua Mãe. E, em todo momento, Jesus obedece a São José como a verdadeiro pai (Lc 2, 51).
No Evangelho consta que São José era carpinteiro: “Não é este o filho do carpinteiro?” (Mt 13, 55). Mas a expressão é mais genérica, pois diz filius fabri, quer dizer, filho de artesão. A tradição traduziu o artesanato por carpinteiro, mas sem excluir o fato, sem dúvida certo, de que São José, em muitas ocasiões, prestou outros serviços comuns de um trabalhador manual, para ganhar o sustento diário de sua família.

Patrono da Igreja, modelo das famílias cristãs
Na Encíclica Quamquam pluries, Leão XIII expõe de maneira densa e profunda a doutrina sobre São José, desde os fundamentos de sua excelsa dignidade e glória até a razão própria e singular de ser proclamado patrono de toda a Igreja, bem como modelo e advogado de todas as famílias e lares cristãos.
Bento XV, ao cumprir-se meio século da proclamação de São José como patrono da Igreja universal, em seu motu proprio Bonum sane, recordando a necessidade e eficácia da devoção ao santo Patriarca, propõe suas virtudes de modo especial às famílias pobres e aos trabalhadores humildes, tão descristianizados em nossa época neopagã.
São José, Padroeiro da boa morte



Por fim, é crença comum que o santo Patriarca dormiu no Senhor antes de Cristo começar seu ministério público, com toda certeza antes das bodas de Caná, e, por conseguinte, antes da Paixão do Senhor. E diversos teólogos, entre eles São Francisco de Sales e Santo Afonso Maria de Ligório, afirmam que ele morreu de amor de Deus.
Sendo impossível nos limites de um artigo abarcar toda a rica teologia de São José, terminemos com São Bernardino de Siena: “Piedosamente se há de crer que, em sua morte, teve presentes a Jesus e a Maria Santíssima. Quantas exortações, consolos, promessas, iluminações, inflamações e revelações dos bens eternos receberia em seu trânsito da parte de sua santíssima Esposa e do dulcíssimo Filho de Deus, Jesus”.(7)



Fonte:Catoliscimo Revista de Cultura ees Atualidad

domingo, 3 de março de 2013

CATEQUISTAS DE BONITO DE SANTA FÉ,
Por setores:

CASAS POPULARES:

Ana Patricia,Zilda e Jocleane

CENTRO

Jéssica e Flávia

JARDIM DAS NEVES:

Woshington Diego e Cesária

ANTOLÂNDIA :

Claudinha e Cleones.
A partir dessa segunda-feira, dia 04 de Março Começarão as inscrições para a Catequese 2013.
Venho Avisar que só poderão participar as crianças acima de 10 anos ou que completarão 10 anos até Novembro.!

sábado, 2 de março de 2013


Em Nome da Paróquia de Santo Antônio de Pádua de Bonito de Santa Fé, venho apresentar esses novos meios de comunicação, que visam evangelizar.Contudo, nessas Constantes mudanças que o mundo se têm, devemos seguir, e assim participar de um mundo Conectado, em meio a tantos sites,blogs e outras redes sociais, que visam somente coisas do mundo, trazemos ao mundo nossa igreja e fatos que nela ocorrem.
Desde já, agradeço a todos que divulgarem e Sejam Bem Vindos !
organização do Blog.